As sardas são pequenas manchas marrom que, normalmente, surgem na pele do rosto, mas que podem aparecer em qualquer outra parte da pele que está frequentemente exposta ao sol, como braços, colo ou mãos.
São mais comuns nas pessoas de pele clara e ruivas, que sofrem influência da herança familiar. Elas são causadas pelo aumento da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, e tendem a escurecer mais durante o verão.
Embora sejam benignas e não provoquem qualquer problema para a saúde, geralmente quem tem muitas sardas pretende eliminá-las por questões estéticas e, isso, pode ser feito muito simplesmente evitando-se a exposição solar excessiva. Porém, se apenas isso não resultar, pode-se consultar um dermatologista para iniciar o tratamento para clarear as manchas.
A melhor forma de tirar ou clarear sardas do rosto, ou de qualquer outra parte da pele, é consultar um dermatologista, pois, embora existam vários tipos de tratamento, precisam ser adequados para o tipo de pele.
Assim, o dermatologista pode indicar um dos seguintes tratamentos:
Seja qual for o tipo de tratamento selecionado, é importante que se utilize sempre um protetor solar com FPS 50 e se evite a exposição solar excessiva, pois os raios UV podem danificar a pele e, além de escurecer ainda mais as sardas, podem causar problemas graves como câncer.